Tuesday, August 12, 2008

A Geração 2000 contra o caos total (parte 14)

- Por favor, tenta dizer pra gente tudo o que cê lembra da exposição do grupo éramos 3 dentro do Posição 2004!
- OK. A Ana Sarmento fez essa foto com duas ou três taças de vinho sobre uma toalha de mesa branca. Acho que uma delas tava quebrada, e o vinho tinto derramado. Isso foi direto na minha alma, cara! Talvez fosse sutil demais pros outros, e até pra ela mesma, mas funcionou pra mim, cara! Já a Cristina Amiran usou a gente como modelos das fotos, e foi muito divertido de fazer, e os objetos de parede com as fotos foram provavelmente o que mais se aproximou da coisa da PONTE que devia fazer o link entre os nossos trabalhos. Além disso, davam vontade de comer, e eu adorei a analogia com a Matemática do Caos! A Gê Pinheiro fez essa instalação com figuras de cera bege, do tipo que representa uma criança, e é usada pelos católicos para agradecer aos santos por salvarem a vida de seus filhos. Elas iam feito um rebanho em direção a uma parede, exceto por uma ou duas que olhavam na direção oposta, como que despertando de um transe coletivo de conformidade ou algo assim. Pra mim, foi o melhor trabalho em termos de comunicação direta com o público em geral, o que pra mim soma pontos positivos, com certeza! E o Khalil fez esse tipo de manifesto que ele terminou datilografando numa folha daquele papel de embrulhar pão que se usa nas padarias brasileiras, sabe qual é? É só ir em qualquer padaria pra ver. Ele também é usado pra embrulhar presunto, queijo, e coisas assim, depois que foram cortadas em fatias e embrulhadas em plástico, e aí é tipo a face externa do que por dentro é a sobrevivência básica. Eu acho que o Khalil acertou em cheio, se vocês abrirem a cabeça pra situação de guerra que eu mencionei antes, sabe qual é? Na verdade, é sobre a sobrevivência das nossa mentes, coletiva e individualmente, durante uma guerra no planeta inteiro! Não tô sendo dramático, só tô apontando a coisa! Eu tenho certeza que as próximas gerações não vão deixar a gente usar isso como desculpa pra nada, e pra mim tá ótimo!

No comments: