Friday, August 01, 2008

A Geração 2000 contra o caos total (parte 5)

- Pode nos dizer por que a exposição foi chamada de POSIÇÃO 2004? Era pra ser alguma tomada de posição política coletiva?
- Bom, eu acho que a idéia original que nós do éramos 3 tínhamos era de que a exposição devia ser a mais esteticamente variada possível, como um mapa de todas as tendências do ano de 2004! Tipo dizendo: é aqui que estamos HOJE! Do jeito que a coisa evoluiu, virou uma exposição sem curadores, onde os artistas escolhiam o que iam mostrar! Eu não acho que existia uma visão política unificada! A gente apenas esperava que o fato de nos expressarmos fosse ajudar o planeta de alguma forma, eu acho, mas mesmo isso não é completamente claro! Eu não posso jurar que cada um dos artistas era otimista! Eu sei que eu era e ainda sou! Do jeito que eu vejo a coisa, a gente tava tentando encontrar algum sentido num mundo enlouquecido! Não dá pra ignorar o fato de que a gente tava no início da Guerra do Comércio Mundial [World Trade War] que começou com os ataques terroristas do 11 de setembro! Já faz 3 anos, e a opinião pública parece ter mudado, especialmente nos Estados Unidos! Mas em 2004, a coisa era tipo: O QUE QUE TÁ ACONTECENDO? O QUE QUE A GENTE PODE FAZER? Bom, na minha modesta opinião, a gente fez o que o Keith Richards disse que era a única coisa que os Rolling Stones podiam fazer: Tocar Rock e esperar que tudo dê certo! Acho que ele falou isso na época da Disco Music! Talvez a gente ainda esteja tentando sair daquela crise maluca do petróleo, sabe? Eu espero que a gente não destrua a raça humana enquanto tenta salvar o planeta! Bom, seja lá o que for que aconteça, eu espero que vocês estejam se divertindo pelo menos 15 minutos por dia, cara! No fim das contas, talvez isso seja tudo que você tem, exceto pelo sua base interior de esperança!

No comments: