Tuesday, September 09, 2008

A Geração 2000 contra o caos total (parte 36)

- Você viu isso? A Revista do Globo publicou uma matéria de capa sobre a Geração 2000! Algum comentário?
- Bom, alguns deles estavam no Posição 2004. E eu acredito que a Geração 2000 inclui gente de todas as idades, que estejam ligadas no espírito de livre-formato da coisa. Porque a idade é como o suporte: vale tudo!
- Algum comentário sobre os artistas que aparecem na matéria? Que tal Antônio Bokel, Daniel Murgel, Júlio Callado, Luíza Baldan, e Gustavo Speridião? Eles não estavam no Posição 2004.
- Bom, eu gostei da pequena foto da pintura do Bokel. Não sei se já vi o trabalho dele antes, mas ele parece que tá em todas as partes da pintura, tentando fazer ela gritar, e eu gosto dessa pegada! O Daniel Murgel eu conheço da exposição Pyrata, uma coletiva organizada pelo Grupo Py na barca Rio-Niterói. Ele fez uma performance chamada O Curador, na qual ele passeava pelo espaço dando bronca, e fazendo comentários sardônicos sobre nós artistas. Grande show! A foto do Callado me transmitiu um desespero sutil, já que você não consegue ver pra onde vão as estradas, como se não fossem a parte alguma. E aí parece serena. Eu gosto dessa coisa da mensagem não ser clara! A foto da Baldan era boa porque eu não entendi o que é que tem nos verdes e azuis dela que me deixou mesmerizado. E também não entendi onde ela tirou a foto, o que só aumenta o efeito extraterrestre. Muito boa! E o grafite do Speridião na capa foi fantástico! Chamar de nuvem uma forma que parece um tijolo! Doze linhas, uma palavra, um ponto. Punk Rock Artcore total!
- OK. De volta ao Posição 2004. Daniel Toledo.
- O Homem Espelho é um macacão que cobre também a cara dele, tipo uma roupa de astronauta feita de vidros quebrados! Ele simplesmente anda por aí quebrando tudo sem nenhum ato de violência física! É um carnaval de fragmentos! É arrepiante e bizarro e eu adoro!
- Joana Csëko?
- Ela fez essa pilha triangular de caixas sabão em pó POP. Quase foi destruída na noite de abertura, por causa da enorme multidão tentando contornar ela. Foi salva e reconstruída no dia seguinte, de modo que continuou na exposição. Ela chamou de Poluente Orgânico Persistente, ou algo assim, e eu gostei muito. Minhas notas não vão tão longe, porque eu estava fazendo elas numa reunião do éramos 3, na casa da Gê. Eu não conseguia me concentrar, e comecei a anotar coisas dos formulários que os artistas preencheram pra nos ajudar a organizar o espaço da exposição. Eu acho que a Gê ainda tem os projetos. Eu fui até a letra D. Seja como for, a pilha tringular de POP foi um pedação de diversão com arte política, muito obrigado!
- Guga Ferraz?
- Esse cara é ótimo! Ele tava vendendo panos de chão brancos com a imagem da cara do George W. Bush neles. Eu adoro o senso de humor dele! E tenho certeza que o Presidente Bush tolera isso, pois acredita na democracia.
- Bernardo Pinheiro?
- Ele fez essa vídeo-instalação excelente, que deixou algumas pessoas bem perturbadas. Se você é sensível quanto a imagens de olhos, eu não aconselho entrar. Se você gosta de Un Chien Andalou, então é bem tipo diversão saudável. Eu vi várias vezes, porque era curto o suficiente, e diversão afiada, com certeza!
- Você se incomoda com o fato da Revista do Globo não ter mencionado o Posição 2004?
- Ah, eles vão mencionar em breve. Espera só.

No comments: