Monday, September 15, 2008

A Geração 2000 contra o caos total (parte 45)

- Posição 2004: sua notas. Próximo?
- Carla Zaccagnini: Museu das Vistas. Essa é difícil. Ela mandou o projeto, que pedia uma mesa e duas cadeiras, e um policial dauqeles que faz retratos falados. Ela queria que o policial fizesse retratos falados da paisagem em redor da mansão onde acontecia a exposição,do jeito que fossem descritos pelos visitantes. Uma ótima idéia pra uma performance. O problema é que a gente nunca mais teve notícias dela. Tentamos fazer contato, e nada. Foi muito confuso na época, mas hoje eu acredito que o trabalho dela foi, na verdade, esse ato de desaparecer. Sabe como é: às vezes as pessoas fazem retratos faldos de pessoas desaparecidas. E ali tava a gente, encarando uma artista desaparecida!
- Mas e se ela simplesmente desistiu do show e esqueceu de avisar, e pegou um avião pra Paris? E se foi só uma falha de comunicação?
- Tarde demais, cara! Se foi isso, ela fez parte da exposição de qualquer jeito, numa ação translúcida com a gente!
- O que é uma ação translúcida?
- É uma ação que mesmo os artistas envolvidos podem não perceber que é arte até algum tempo depois. Eu não sei dela, mas eu acabei de perceber isso! Ou o ato de desaparecimento foi o trabalho dela, ou ela tava nessa ação translúcida com a gente! Seja qual for o caso, eu continuo me divertindo quase três anos depois! Belo show!

No comments: