Thursday, September 11, 2008

A Geração 2000 contra o caos total (part 40)

- Posição 2004: suas notas.
- OK. Andréa Facchini: Volúpia. Era um tríptico, uma pintura que eu gostei muito. Eu acho que as imagens eram de uma montanha de tecidos coloridos soltos. Foi o que me pareceu. Eu gostei da técnica dela, e ser uma festa para os olhos é suficiente, pra mim.
- OK. Próximo?
- Anna Braga: Puro álibi. Gostei da instalação dela, mesmo sem poder dizer que entendi. Tinha umas placas penduradas nas árvores no parque, fora da mansão, como se fosse um tipo de profecia pop crua. Eu lembro vagamente de uma estátua branca, talvez a cabeça de um busto, emergindo da banheira da mansão, que tava cheia de carvão ou alguma outra coisa negra. Acho que tinha um espelho em frente. Seja como for, tinha um clima forte de mau presságio, e isso é bom o suficiente pra mim!
- OK. Próximo?
- Arjan Martins: pintura direto na parede, sem título. Eu adoro o que ele faz nas paredes e em retângulos de papel. Essa foi provavelmente uma das melhores coisas que ele fez em toda carreira! Ele gosta de desenhar ossos com essa tinta marrom-avermelhada, como se fosse sangue seco ou algo assim. Pode ser bem perturbador, às vezes. Dessa vez, ele colou uma bala na parede, e adivinha? Ele achou a bala na casa dele! Era uma bala perdida que podia ter matado ele! Agora, ele não finge ser um herói.
Eu vi ele contando como achou a bala, e ele é apenas um artista que pinta e desenha o que vê e sente, e dessa vez ele sentiu que tinha que colocar esse pedaço de metal na imagem. Pra mim, funciona!
- OK. Próximo?
- Baby Bittencourt: EAVMaria, que é uma contração de EAV, o nome da Escola de Artes Visuais, e Ave Maria. Era um lugar ótimo, pra mim, a instalação dela. Parecia uma capela improvisada, com cada assento diferente do outro. A maioria bancos, se eu tô lembrando direito. E, em vez de um altar, uma tela mostrando uma série de fotos dela mesma, vestida como uma Virgem Maria sorridente,sob os arcos da entrada da escola. Ela flutuava, parecia amigável, e era uma verdadeira bênção ecumênica. Amém!

No comments: